Simpósio de Filosofia propôs reflexão da sociedade
Despertar uma análise crítica sobre a realidade que estamos vivendo. Esse foi o objetivo do 9º Simpósio de Filosofia, realizado pela Faculdade São Luiz na quarta, quinta e sexta-feira (28). O tema ‘Filosofia e Pós-Modernidade foi tratado segundo as abordagens da linguagem, natureza, religião e ciência. Mas, afinal, o que é pós-modernidade?
O professor da Universidade Federal do Ceará, Manfredo Araújo de Oliveira, doutor em filosofia e um dos palestrantes do evento, disse que "é uma reflexão crítica que se fez no século passado, a respeito da sociedade que criamos nos tempos modernos".
Para o professor, além de se maravilhar com os avanços proporcionados pela tecnologia, as pessoas têm que parar para analisar os grandes efeitos que isso pode trazer para a sociedade. "Por exemplo, as guerras terríveis que aconteceram no Século XX, que são o resultado da possibilidade tecnológica que o ser humano adquiriu. E essa ciência maravilhosa que construímos, ela é tão maravilhosa assim? Será que não existem efeitos terríveis desse tipo de sociedade dos quais não tomamos conseqüência clara? O ser humano recebeu uma grande possibilidade de ação, que pode ser dirigida para a construção de uma sociedade nova, justa e humana. Mas, podem ser também utilizados como meio de destruição", ressaltou.
De acordo com o padre Cláudio Piontkewicz, o simpósio propôs pensar sobre a sociedade em que as pessoas vivem. "Na filosofia, essa discussão quer trazer todo esse embasamento, todas as estruturas de pensamento, para nos dar uma sustentação. Para onde vamos? Que mundo é esse em que vivemos? E, como o ser humano deve se posicionar?", finalizou.



